Topo

Tales Faria

Mulheres do PSDB abrem guerra contra presidente do partido em Tocantins

Tales Faria

03/02/2019 12h30

Nem só de disputa interna entre João Doria e a velha guarda do partido vive o PSDB.

Também as mulheres tucanas estão em pé de guerra

A presidente do PSDB-Mulher, Yedda Crusius, divulgará hoje nota assinada pela entidade em que acusa o presidente do diretório estadual do partido em Tocantins, ex-senador Ataídes Oliveira, de perseguição contra a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

Cinthia é a única prefeita eleita de capital pelo PSDB. No ano passado, segundo o PSDB-Mulher, Ataídes conseguiu destituí-la do comando do diretório municipal da legenda. Agora ela é ameaçada de expulsão do partido. O ex-senador a acusa de infidelidade partidária.

Eis a nota do PSDB-Mulher

Cinthia Ribeiro é a única prefeita eleita de capital do PSDB. É uma defensora do partido, bem como de suas bandeiras. É uma gestora reconhecida com DNA tucano. E ainda responde pelo PSDB-Mulher do Tocantins.

É com este reconhecimento que a direção nacional PSDB-Mulher, em reunião na última sexta-feira, 1º de fevereiro de 2019, realizada em Brasília, reafirma seu apoio à nossa prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro.

Desde que tomou posse como prefeita em 2017, Cinthia Ribeiro tem informado à direção nacional PSDB-Mulher sobre a situação insustentável criada pelo presidente do diretório estadual do PSDB em Tocantins, o ex-senador Ataídes Oliveira. No ano passado, ele chegou a destituí-la da presidência do diretório municipal de Palmas e tentou, sem sucesso, tirá-la também do comando do cargo de presidente do PSDB-Mulher de Tocantins, alegando infidelidade partidária.

Vale lembrar, no entanto, que Ataídes Oliveira chegou ao Senado como suplente do senador João Ribeiro, marido da atual prefeita de Palmas, que faleceu em 2013. Em 2014, Cinthia Ribeiro foi convidada por Ataídes Oliveira para ser sua vice na chapa ao governo de Tocantins.

Também não podemos ignorar a tabela de distribuição dos recursos do fundo eleitoral do PSDB de Tocantins, realizada sob a orientação do ex-senador Ataídes Oliveira, comprova que candidatos de outras legendas receberam mais recursos do partido nas eleições do ano passado do que os próprios candidatos tucanos, conforme tabela em anexo.

Yeda Crusius

Presidente Nacional do PSDB-Mulher

Solange Jurema

Presidente de Honra do PSDB-Mulher

 

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.