Topo

Tales Faria

Convocação de Bebianno deve ser votada amanhã no Senado

Tales Faria

18/02/2019 18h30

A Comissão de Fiscalização e Controle do Senado deve decidir na manhã desta terça-feira se chama o (ex)ministro Gustavo Bebianno para explicar a briga com Carlos Bolsonaro, filho do presidente da República, e como foram distribuídas as verbas do partido para a campanha eleitoral de 2018.

Como Bebianno não será mais ministro, por razões regimentais o requerimento será votado na forma de convite. O pedido foi protocolado na Comissão pelo líder da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP).

O presidente do colegiado, Rodrigo Cunha (PSDB-AL), garantiu a Randolfe a colocar o requerimento em votação ainda hoje.

Será um dos primeiros testes para a base de apoio ao governo no Congresso: tentar barrar o requerimento.

"Não creio que consigam. Até porque não terão argumento para dizer que são contrários a que Bebianno explique como usou os fundos de campanha. Do jeito que está, ficam aparecendo ameaças veladas na imprensa que dão a impressão de que o presidente Jair BBolsonaro está sendo chantageado", argumenta o senador.

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.