Topo

Tales Faria

Planalto aposta que Bebianno não será um homem-bomba

Tales Faria

18/02/2019 19h51

Acredite se quiser: a versão que corre no Palácio do Planalto é de que não há crise. E que, se havia, ela tende a acabar após a demissão do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, anunciada hoje.

A verdade é que, se não houvesse crise, não haveria a demissão do ministro 49 dias após a posse. Um marco só superado na história recente por Romero Jucá, demitido do comando do Ministério do Planejamento no governo Michel Temer após uma semana e meia no cargo.

Bebianno saiu por causa da crise; Seu relacionamento com o Carlos Bolsonaro, filho do presidente da República, que sempre foi crítico, transformou-se numa crise de governo com respingos no chefe, Jair Bolsonaro. E quais foram os ingredientes dessa crise?

1) A lambança promovida pelo PSL na campanha eleitoral –então presidido por Bebianno– com distribuição de verbas dos fundos de campanha para candidatas laranja.

2) o ex-ministro agendou uma reunião com o vice-presidente institucional da Globo em Brasília, Paulo Tonet, abortada por Bolsonaro, que a classificou como "uma traição".

3) Tornou-se suspeito de agir como fonte de veículos contrários ao governo dentro do Palácio do Planalto.

4) Deixou no ar declarações sugerindo que poderia revelar segredos da campanha eleitoral contra o presidente, especialmente quando disse "Bolsonaro tem medo de respingar nele".

5) Conseguiu a solidariedade de metade da bancada contra seu afastamento, o que irritou mais ainda a Bolsonaro.

6) Provocou uma repreensão pública do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), à atuação do presidente no episódio.

Mas o afastamento definitivo só ocorreu depois que o Planalto concluiu que o presidente está blindado. Mesmo com toda mágoa, com todo rancor, depois de várias conversas com Bebiano, os ministros palacianos e o próprio Bolsonaro concluíram que Bebianno não irá se transformar num homem-bomba.

Os bolsonaristas estão convencidos de que Bebianno não falará qualquer coisa comprometedora em relação ao escândalos das candidaturas laranjas na campanha eleitoral.

O argumento é que Bebianno foi o coordenador e caixa e, portanto, também pode ser  responsabilizado por qualquer delito que aponte.

Quando confrontados com o caso do ex-ministro Antonio Palocci, os bolsonaristas argumentam que o petista só partiu para a delação premiada contra seus chefes depois de dois anos de prisão determinada determinada pelo então juiz Sérgio Moro.

Hoje Sérgio Moro é ministro da Justiça de Bolsonaro.

 

Agora a ordem entre os articuladores políticos do governo é catar os cacos, engolir em seco e fingir que a crise está superada.

O problema é que, em política, os fatos nem sempre seguem a simples vontade dos governantes. Tem vezes que criam pernas próprias.

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.