Topo

Tales Faria

Bolsonaristas festejam estrago de Paulo Preto sobre velho comando do PSDB

Tales Faria

20/02/2019 11h48

Em meio a tantas notícias ruins, os bolsonaristas encontraram na prisão de Paulo Vieira de Souza –apontado como operador financeiro do PSDB e apelidado de Paulo Preto–  o porto seguro para alguma alegria: serve para desgastar o PSDB, especialmente o velho comando do partido em São Paulo.

Bolsonaro e maioria de seus aliados torcem para que o governador, João Doria, assuma o comando do PSDB e derrube o velhos caciques do partido.

A maioria dos chefões do PSDB vem de São Paulo e, de uma forma ou de outra, cruzou com o operador tucano: o senador José Serra (SP), os ex-governadores de São Paulo Geraldo Alckmin e Alberto Goldman, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e o ex-senador Aloysio Nunes Ferreira (SP). Este último foi alvo de  busca e apreensão da Polícia Federal em sua residência. Acabou pedindo desligamento da presidência da InvestSP.

O mais radical dos aliados do presidente Jair Bolsonaro a festejar é nada mais, nada menos do que o líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP). Ele é mais radical porque gostaria inclusive de incluir seu desafeto João Doria no grupo atingido pelas suspeitas contra o operador tucano. Bolsonaro, no entando, vê Doria como um possível aliado.

Como líder do partido no Senado, Major Olimpio sabe que agora terá que se relacionar e negociar com o PSDB. Em vídeo ao blog ele tenta controlar o discurso belicoso. Mas acaba batendo. Segundo ele, rompeu-se "o manto protetor" sobre o PSDB de São Paulo. Assista:

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.