Topo

Tales Faria

Onyx pressiona, mas Alcolumbre se impõe para votar sigilo de documentos

Tales Faria

21/02/2019 10h08

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, instruiu o novo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), a impedir a votação do projeto aprovado na Câmara que derruba o decreto presidencial que aumentou o número de funcionários autorizados a classificar informações como secretas ou ultra secretas.

Será o primeiro teste de autonomia do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), desde que tomou posse. Também pode servir como primeiro teste de força do Palácio do Planalto na Casa.

O projeto decreto ampliando o sigilo de dados foi assinado pelo vice-presidente Hamilton Mourão e Onyx Lorenzoni no início do ano, quando o presidente da República estava em Davos, na Suíça.

Contra a vontade do presidente Jair Bolsonaro, a Câmara aprovou na terça-feira (19) um projeto de decreto legislativo derrubando o decreto presidencial.

Alcolumbre disse a seu amigo e cabo eleitoral na eleição para o comando do Senado, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que se tiver pedido de urgência, colocará em pauta a votação.

"Tenho certeza de que o Davi não será usado pelo governo para descumprir o Regimento. Ele já declarou isso publicamente", disse Randolfe ao blog.

A senadora Eliziane Gama (PPS-MA) deu entrada ontem mesmo no pedido de urgência. Chegou antes de a Câmara enviar ao Senado o texto aprovado pelos deputados.

Se cumprir o prometido, Davi Alcolumbre deve colocar na semana que vem em votação o pedido de urgência. Aí caberá ao governo conseguir votos para impedir a aprovação.

Ou seja, o projeto de sigilo de dados  comportará dois testes em um: se Alcolumbre terá a postura de independência que prometeu durante sua campanha ao cargo; e se o governo terá no Senado mais força do que demonstrou na Câmara até agora.

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.