Topo

Tales Faria

Ministro manda texto com slogan de campanha para ser lido nas escolas

Tales Faria

25/02/2019 19h18

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, enviou email aos diretores das escolas públicas e privadas do país pedindo que fosse lida no primeiro dia de aula uma carta assinada por ele que termina citando o slogan da campanha eleitoral de Jair Bolsonaro a presidente da República: "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!"

No email, o ministro pede que a carta seja lida aos alunos perfilados em frente à bandeira nacional. Depois, pede, que sejam enviados vídeos da leitura ao Ministério.

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, leu a carta da tribuna e anunciou que entrará com representação por crime de responsabilidade contra o ministro.

O MEC admitiu em nota publicada no portal o email e a carta, mas argumentou que se tratava de um "pedido de cumprimento voluntário".

Paulo Pimenta diz que um pedido do ministro em oficiado aos diretores de escola é, na verdade, uma forma de pressão. E, mesmo assim, que o ministro não pode pedir a leitura do slogan de campanha eleitoral. "Isto é crime de responsabilidade"

Veja abaixo o email e a carta

Eis o a denúncia do líder do PT em plenário:

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.