Topo

Tales Faria

Recuo do Planalto sobre fim da reeleição gera protesto do autor do projeto

Tales Faria

12/03/2019 04h00

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) tomou um susto ao assistir ao vídeo em que o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, voltou atrás na promessa de Jair Bolsonaro de acabar com a reeleição para chefes do Executivo.

Na entrevista à RedeTV que foi ao ar na sexta-feira (8), Mourão disse que se o governo conseguir equacionar o déficit fiscal, passar as reformas e dar às pessoas sensação de segurança nas ruas "isso pode acender no presidente a visão de que, para completar o trabalho, ele precisa de outro mandato".

Mourão afirmou também que, se Bolsonaro "por acaso quiser concorrer à reeleição e ainda me quiser como seu vice-presidente, a gente continua".

Kajuru disse ao blog: "Vi o vídeo e fiquei aturdido. Tenho admirado o equilíbrio e a sensatez do vice-presidente Mourão, nas crises recheadas de patuscadas e pândegas desse governo. Agora, depois dessa nova palavra, eu me lembrei de um artigo do Frei Beto em 2003, na 'Folha de S.Paulo', onde eu também escrevia artigos. Frei Beto alertou que os homens não mudam quando chegam ao poder, apenas revelam quem são."

O senador diz "lembrar perfeitamente" que, durante a campanha eleitoral, Bolsonaro e Mourão defenderam abertamente o fim da reeleição.

"Não posso crer que o presidente e o vice esqueceram do tanto que propagaram pelo fim da reeleição. A gente conhece um homem pela palavra", reclamou.

Kajuru contava com o apoio do Planalto a seu projeto. Mas diz que não voltará atrás.

"Eu vou lutar com todas as forças para dar fim à reeleição no Executivo. Até aceito o mandato chegar aos 5 anos. Todavia, reeleição nunca mais. Este é o projeto que preparei e não recuarei. Nem para tomar impulso", disse.

Assista o trecho da entrevista em que Mourão fala de reeleição:

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.