Topo

Tales Faria

Líder do governo cobra do PSL retirada de assinaturas da CPI da Lava Toga

Tales Faria

19/03/2019 09h12

O líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), disse ao blog que tentará convencer ainda hoje a "dois ou três senadores" que retirem assinaturas do requerimento de criação da CPI da Lava Toga.

O autor da Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar irregularidades na cúpula do Judiciário, Alessandro Vieira (PPS-ES), declarou pretende dar entrada no requerimento nesta terça-feira (19).

Até ontem, 29 senadores aderiram ao requerimento. São necessárias apenas 27 assinaturas.

Fernando Bezerra diz que o principal problema para convencer os colegas de outros partidos a retirar as assinaturas é o PSL. Segundo ele, o partido do presidente da República deveria dar o exemplo.  "Eles têm quatro senadores e três assinaram", reclamou.

O líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), não está disposto a convencer seus colegas a voltarem atrás. Ele declarou ao blog que não retirará nem mesmo a sua assinatura. "Claro que não", afirmou.

A CPI da Lava Toga foi tema de conversa entre os presidentes dos Três Poderes em encontro no sábado. Eles promoveram um churrasco de confraternização na residência do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para aparar as arestas entre Executivo, Legislativo e Judiciário.

O presidente Jair Bolsonaro participou do encontro, assim como os mandatários do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e do Senado Davi Alcolumbre.

Mas o PSL de Bolsonaro é o partido que mais tem defendido tanto a CPI da Lava Jato como pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Às vésperas das votações do ajuste fiscal, definitivamente este não é o momento para ficarmos criando guerra entre os poderes da República" –disse ao blog Fernando Bezerra, acrescentando: "Verei hoje com os líderes e o presidente Alcolumbre como solucionar este problema."

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.