Topo

Tales Faria

Bolsonarista Alexandre Frota acusa olavistas de tirar brasileiros de Cannes

Tales Faria

03/04/2019 09h26

O deputado e ator Alexandre Frota (PSL-SP) madrugou no twitter. Postou nota em que afirma que o cinema brasileiro pode ficar fora do Festival de Cannes pela primeira vez.

Segundo Frota, a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e a Agência Brasileira de Promoção das Exportações (Apex) não querem renovar o convênio de patrocínio da participação do Brasil no evento.

O deputado bolsonarista acusa o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o presidente da Apex, embaixador Mario Vilalva, e a diretora de negócios, Letícia Fatichi Castelani, de causarem o problema. "Ali são todos Olavos", afirma, em referência a Olavo de Carvalho, guru dos filhos de Jair Bolsonaro.

Ao blog, Frota disse que a motivação do grupo de Olavo de Carvalho é "por ideologia" e também "por birra com o cinema nacional".

Já na Ancine, o problema é um acórdão do TCU que aconselhou a suspensão das suas atividades de fomento. Frota diz que foi "devido à péssima gestão do presidente" da agência, Christian de Castro.

Segundo ele, a área de Cultura é comandada pelo MDB, do ministro da pasta, Osmar Terra, pelo secretário da área, Henrique Pires, e pelo ex-ministro Sérgio Sá Leitão.

Em discurso na Câmara, o deputado já apontou Christian de Castro como "uma pessoa que está sendo "investigada pela Polícia Federal e cujo processo corre em segredo de Justiça".

Ao blog, ele afirmou: "Vou atropelar. Já avisei ao Onyx Lorenzoni (ministro-chefe da Casa Civil) e ao presidente Jair Bolsonaro. Vou ao plenário e explodirei o esquema."

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.