Topo

Tales Faria

Fernando Henrique Cardoso é contra a nomeação de tucano para o MEC

Tales Faria

07/04/2019 14h22

"Penso que o PSDB não deveria participar do governo. O partido disputou e perdeu as eleições e, que eu saiba, não decidiu apoiar o governo atual", declarou ao blog o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, hoje presidente de honra do PSDB.

FHC está nos EUA. Foi participar da série de debates na "Brazil Conference", promovida pela Universidade Harvard e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Ao blog, ele disse pouco saber do noticiário em torno do afastamento do ministro da Educação, Vélez Rodríguez, e da sua substituição.

Confrontado com a informação de que Izalci Lucas, um senador pelo PSDB do Distrito Federal, está cotado para o cargo, o ex-presidente insistiu que o partido não deve se juntar ao governo Bolsonaro.

Em entrevista à BBC News Brasil na quinta-feira (4), FHC declarou que o governo Bolsonaro é pior do que ele imaginava que pudesse ser.

Ontem, na palestra em Havard, ele alertou o governo brasileiro para não entrar em uma disputa pelo poder entre Estados Unidos, China e Rússia. Disse que estes três países estão envolvidos na crise venezuelana e perguntou: "Até que ponto vamos nos meter? Vale a pena?".

O problema para o PSDB é que Izalci conta com o apoio da bancada evangélica e está seduzido pela possibilidade de ser nomeado. O líder tucano no Senado, Roberto Rocha (MA), já declarou ao blog que os senadores gostariam muito da nomeação de Izalci.

Bolsonaro deve decidir amanhã se Vélez deixa mesmo o cargo e quem será seu substituto.

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.