Topo

Tales Faria

Funcionários disputam posto de braço direito de Alcolumbre no Senado

Tales Faria

08/04/2019 09h49

Depois de exonerar 149 funcionários comissionados ligados ao comando da casa, na terça-feira (26), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), deflagrou a disputa pelo posto de secretário-geral da Mesa Diretora. Há expectativa de que a definição ocorra neste mês de abril.

O secretário-geral da Mesa é o braço direito do mandatário do Congresso no corpo técnico do Legislativo. Hoje o cargo é ocupado por Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho.

Trata-se de um funcionário considerado extremamente competente pelos colegas. Só por isso ainda não caiu. Pesa contra ele o fato de ter gozado da extrema confiança dos antecessores de Alcolumbre, especialmente de Renan Calheiros (MDB-AL).

Na véspera da eleição do presidente do Senado, chegou a editar um ato beneficiando Renan na disputa contra Alcolumbre. Após assumir, o presidente do Senado declarou que Bandeira, "está em estágio probatório".

Com o passar do tempo, no entanto, a relação entre os dois melhorou. Agora já não é certo que ele deixe o cargo. Mas as últimas exonerações revelaram uma verdadeira caça às bruxas de Davi Alcolumbre contra os funcionários mais ligados a Renan.

Concorrem à vaga de Bandeira pelo menos quatro nomes: dois consultores e dois analistas legislativos.

Os consultores são Paulo Mohn e Luciano Oliveira. O primeiro foi até recentemente assessor da Presidência do STF. O segundo atua como chefe de gabinete da Liderança do PSL. É considerado muito próximo do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), o filho mais velho do presidente da República.

Do lado dos analistas, a disputa está entre Gustavo Saboia e Tadeu Fanis.

Saboia á ligado ao ex-senador e governador de Goias, Ronaldo Caiado, filiado ao mesmo partido de Alcolumbre, o DEM. Tadeu Fanis foi secretário-geral adjunto e chefe de gabinete da Liderança do MDB. Deixou as duas funções para trabalhar com a ex-líder Simone Tebet (MDB-MS), um dos principais cabos eleitorais do atual presidente do Senado na disputa contra Renan.

Até agora Alcolumbre não deu pistas do favorito na disputa.

 

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.