Topo

Tales Faria

Sindicatos e Febraban negociam nova capitalização previdenciária

Tales Faria

11/04/2019 08h58

O deputado e presidente da Força Sindical, Paulinho da Força (SD-SP), disse ao blog que pode apresentar "nos próximos dias" uma proposta de emenda à reforma da Previdência com novo sistema de capitalização.

Segundo ele, a proposta está sendo discutida entre as centrais sindicais e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A ideia básica é de um sistema em que as empresas também contribuam para o fundo de capitalização do empregado. No projeto atual do governo, somente os empregados contribuem.

Paulinho da Força disse que falou do assunto com o presidente da República, no encontro que tiveram nesta semana, e Jair Bolsonaro respondeu que o governo está "aberto a melhorar o projeto".

O deputado-sindicalista conta que a ideia partiu de uma conversa entre ele e o ex-presidente do Bradesco Luiz Carlos Trabuco, que levou o assunto ao presidente da Febraban, Murilo Portugal.

"Eles acionaram o Helio Zylberstajn, que é com quem estamos detalhando o texto. Se conseguirmos finalizar a tempo, apresentamos logo. Não é uma coisa só da Força Sindical. A discussão envolve outras centrais de trabalhadores, como a CUT e a CGT", disse ao blog.

Professor da USP e consultor da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), Zylberstajn já vinha elaborando uma proposta de reforma da Previdência com regime de capitalização.

Segundo o deputado, a projeto de capitalização do governo "é ruim e como está não passa". Ele afirma:

"Eu não sou contra a capitalização em si. Mas essa ideia de só o empregado contribuir não deu certo no Chile e não dará aqui. Se conseguirmos negociar um saída alternativa e viável, aí será melhor para todo mundo.

É aí que está a dificuldade: encontrar uma solução que seja aceita por todos, empregados, bancos, governo e empregadores.

Tanto assim que o próprio deputado admite não ter envolvido entidades empresariais na elaboração dessa proposta: "Com os empresários a gente discute depois, quando o projeto já estiver aqui no Congresso."

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.