Topo

Tales Faria

Fábio Ramalho diz ter orgulho de ser Severino

Tales Faria

01/02/2019 04h53

O MDB anunciou apoio público à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para presidente da Câmara.

O principal adversário do demista parece ser o atual vice-presidente da Câmara, o emedebista Fabio Ramalho (MG). Ele não só manteve sua candidatura como jura que vencerá.

Conhecido com o Fabinho, o deputado quer repetir o feito de Severino Cavalcanti (PP-PE). Em 2005, Severino derrotou o candidato oficial do governo Lula, Luís Eduardo Greenhalgh (PT-SP) contra todas as expectativas.

O líder histórico do baixo clero teve uma passagem desastrosa pelo comando da Câmara e acabou renunciando para fugir a um processo de cassação.

Era acusado de cobrar pequenas propinas para alugar espaços físicos no Congresso. Também de utilizar o cargo para nomear parentes no Legislativo.

O fato é que a eleição de Severino acabou classificada como um marco do início do processo de desgaste do ex-presidente Lula e do PT. Resultou no rompimento da base parlamentar do governo e na revelação do chamado Mensalão.

Fábio Ramalho diz não ter nada com isso. Tornou-se conhecido e ganhou a amizade dos colegas por oferecer quitutes e jantares gratuitos em seu gabinete nos horários de pescoção das votações em plenário.

Afirma em vídeo ao UOL que é comparado a Severino por sua "origem humilde". E que a semelhança, nesse aspecto, só o orgulha. E não abre mão do apoio do baixo clero.

Assista:

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.