Renan Calheiros aposenta o velho Renan? Assista
Eles têm o mesmo nome, foram eleitos pelo MDB do mesmo estado, Alagoas. Mas juram que pensam e são completamente diferentes.
Isso mesmo. Assista ao vídeo e tente entender a explicação do velho Renan Calheiros sobre as suas diferenças e desentendimentos com este novo Renan que pode ser eleito hoje para o comando do Senado Federal.
Ele jura que os dois nem sequer têm se falado ultimamente.
O novo Renan é liberal. O velho, estatizante. O novo, amigo do ministro da Economia, Paulo Guedes, e disposto a se colocar como aliado do governo. O velho, uma raposa política gerada nas hostes do PMDB e que não conta com a simpatia do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Não está claro ainda no meio político se houve mesmo uma metamorfose tão ampla, ou se ocorre apenas um episódio de bipolaridade senatorial.
Por essas e outras, os senadores (ou o senador?) Renan Calheiros 1 e 2 tornaram-se a grande incógnita da política no momento.
Sagaz e ardiloso como José Sarney, Antonio Carlos Magalhães, Jader Barbalho e Ulysses Guimarães –que já dominaram a ribalta nos palcos de Brasília– o velho Renan Calheiros irá subjugar o chefe do Executivo?
Ou será mesmo esse novo Renan quem comandará o Congresso? Par e passo com Bolsonaro, até há pouco um desafeto?
A dúvida entre seus pares foi criada pelo próprio senador no rastro de uma estratégia para eleger-se presidente do Senado. Pode levá-lo à vitória. Mas pode também deixar o colégio eleitoral tão atordoado que ele acabe perdendo votos.
Hoje saberemos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.