Topo

Tales Faria

Simone Tebet: "Não voto em Renan no plenário"

Tales Faria

01/02/2019 08h42

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) postou vídeo no facebook em que deixa claro quje não está disposta a votar no candidato de seu partido a presidente do Senado.

Simone disputou a indicação com Renan Calheiros (MDB-AL) e foi derrotada por 7 a 5.

No vídeo ela revela que sofreu duas traições na bancada: Jarbas Vasconcelos (PE) não apareceu para votar e Fernando Bezerra (PE) mudou o voto na última hora.

Na verdade, eles haviam dito à colega que votariam nela, mas passaram o tempo inteiro em confabulações com Renan.

Simone já deu entrada em requerimento cobrando voto aberto para presidente do Senado. O Regimento Interno determina que o voto é secreto. Mas há casos em que o plenário se declara soberano para derrubar determinações regimentais.

Vai ser confuso o dia de hoje no Senado.

Assista ao vídeo de Simone:

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.