Topo
Tales Faria

Tales Faria

Petecão: cargos e licitações em vez da vice-presidência do Senado

Tales Faria

2006-02-20T19:12:40

06/02/2019 12h40

Com 10 senadores, o PSD é a segunda maior bancada do Senado e teria direito a indicar o vice-presidente da Casa. Durante a disputa com Renan Calheiros (MDB-AL), o atual presidente, Davi Alcolumbre (DEM-AP), prometeu ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC) a vaga do partido.

Dito e feito, Petecão vai para a Mesa Diretora. Mas o cargo de vice-presidente ficará para a terceira bancada, o PSDB.

Petecão não quis. Preferiu o comando da primeira secretaria.

Por quê? Porque o vice-presidente às vezes reina, mas dificilmente governa.

A primeira secretaria é conhecida como a prefeitura do Senado.

Petecão será o "prefeito". Terá direito a 21 funcionários a mais do que os que já detém em seu gabinete parlamentar.

Cabe ao primeiro-secretário comandar um orçamento de cerca de R$ 4,4 bilhões, as nomeações, cargos e licitações do Senado Federal.

Dá para encher os olhos de muitos políticos.

 

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.