Topo

Tales Faria

Não existe ex-filho, pode existir ex-ministro, mas ex-caixa é perigoso

Tales Faria

14/02/2019 10h43

"Existe ex-amigo, ex-sócio, ex-mulher… Mas não existe ex-filho."

Foi esse o comentário feito ao blog pelo vice-presidente da Câmara e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira (SP), acerca da crise provocada pela briga entre Carlos Bolsonaro e o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gustavo Bebianno.

Em outras palavras: Bolsonaro pode demitir o ministro, mas dificilmente se livrará dos filhos.

É verdade. Mas há quem diga que ex-mulher é para sempre, assim como ex-caixa de campanha.

O problema do presidente não é só com os filhos. Será difícil se livrar do partido que o abrigou na campanha. Especialmente se livrar de quem dirigiu a sigla no período.

O PSL era uma legenda nanica que recebia um candidato com potencial de atrair muitos novos filiados, aliados e, digamos assim, beneméritos.

No acordo para concorrer pela legenda, Bolsonaro exigiu indicar alguém da sua inteira confiança para gerir tudo, inclusive o caixa, durante o período de campanha.

O candidato fez, então, de seu advogado e homem de confiança, Gustavo Bebianno, o presidente interino do PSL.

Terminado o pleito, o antigo dono do partido, Luciano Bivar (PE), elegeu-se deputado e cobrou o cumprimento do acordo de transitoriedade de Bebianno.

O presidente eleito da República cumpriu o acordo: devolveu a presidência do PSL a Bivar. E transferiu Bebianno para dentro do Palácio do Planalto.

O homem que geriu a campanha ganhou um cargo de peso: secretário-geral da Presidência.

Assim como o homem forte das campanhas do PT, Antonio Palocci, ganhou o Ministério da Fazenda de Lula e a Casa Civil de Dilma Rousseff.

A história todo mundo conhece. Palocci envolveu-se num escândalo e foi afastado do governo. Tornou-se uma arma poderosa dos adversários contra Dilma, Lula e o PT.

Segundo revelou Mônica Bérgamo, Bebianno já está dizendo aos amigos que não tem palavras para expressar o tamanho da decepção que sente.

Decepção e rancor podem transformar homens e mulheres numa verdadeira bomba relógio.

 

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.