Topo

Tales Faria

Oposição fala em proximidade de milicianos com Bolsonaro e retoma CPI

Tales Faria

12/03/2019 11h04

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS) declarou ao blog que a oposição retomará a coleta de assinaturas para instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre as milícias do Rio de Janeiro.

Pimenta diz que a prisão dos dois milicianos suspeitos do assassinato da vereadora Marielle Franco "azeda ainda mais a relação da oposição com o governo, o que deve dificultar a aprovação da reforma da Previdência".

Segundo ele, os ânimos se acirram porque os partidos de oposição vêm nos dois milicianos "novos rastros de ligação com a família Bolsonaro".

O policial reformado Ronnie Lessa, 48, é apontado como autor dos disparos e foi preso em casa, no mesmo condomínio no Rio de Janeiro onde o presidente Jair Bolsonaro tem sua residência. E o ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz, 46, teria dirigido o carro de onde saíram os tiros contra a vereadora.

No twitter, circulam vários posts com a foto de Queiroz ao lado do presidente.

Paulo Pimenta disse que já tinha recolhido 80 assinaturas para a CPI há algum tempo, mas não apareceram novos deputados dispostos a referendar o pedido de CPI. É necessário o apoio de 171 para sua instalação: "Agora com as prisões retomaremos a coleta ao longo desta semana. A partir da semana que vem, colocaremos na internet o nome e a foto de cada deputado que não assinar o requerimento".

O líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), disse que as prisões não têm influência sobre o quadro político: "Não altera o cenário político, nem nos debates entre situação e oposição. Tampouco em relação à previdência. Bandido é bandido e tem que ser tratado como bandido, não tem bandido de direita ou de esquerda. Simplesmente bandido! Policial ou ex policial, pior ainda. Não tenho nada contra CPI das milícias."

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), postou no Twitter:

 

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.