Topo

Tales Faria

Líder do PSDB no Senado apoia indicação de tucano para o comando do MEC

Tales Faria

06/04/2019 17h18

Líder do PSDB, o senador Roberto Rocha (MA) disse ao blog que "com certeza agradaria ao Senado" a nomeação do tucano Izalci Lucas Ferreira para o comando do Ministério da Educação.

Senador pelo PSDB do Distrito Federal, Izalci está cotado para o lugar do ministro Vélez Rodriguez. Tem sua indicação para a pasta trabalhada pela bancada evangélica no Congresso.

Na sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro declarou que o ministro "está bastante claro que não está dando certo. Ele é bacana e honesto, mas está faltando gestão, que é coisa importantíssima".

O presidente ficou de decidir na próxima segunda-feira (8). Vélez afirmou que não pedirá demissão. Ele foi indicado para o cargo por Olavo de Carvalho, guru dos filhos do presidente. Olavo, no entanto, já lavou as mãos para a permanência do ministro. Ele postou ontem no Twitter:

Segundo a coluna Painel, da "Folha de S.Paulo", olavistas iniciaram uma campanha para emplacar Eduardo Miranda de Melo, que foi secretário-adjunto da pasta e agora está na TV Escola.

Izalci está disposto a assumir, se for convidado. Sua nomeação, no entanto, desagrada ao presidente nacional do partido, Geraldo Alckmin. Após encontro com Bolsonaro na semana passada, o ex-governador de São Paulo fez críticas à articulação política do governo e declarou que o PSDB não aceitará cargos.

Por enquanto, o líder Roberto Rocha disse ao blog que há apenas uma restrição: "Há uma decisão da Executiva Nacional do PSDB que permite o filiado integrar o governo, desde que se afaste do cargo de comando partidário."

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.