Centrão não aceita recuo do presidente da CCJ e pretende impor a inversão
Já que o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), recuou na inversão da pauta para a sessão de segunda-feira, o Centrão pretende atropelá-lo.
A ideia é apresentar requerimento cobrando a votação do Orçamento impositivo antes da reforma da Previdência logo no início da sessão.
Junto com a oposição, PP, PR, DEM, PRB, Podemos e Solidariedade têm ampla maioria na comissão.
"Nós apresentaremos o requerimento. Agora, se a votação será rápida ou lenta vai depender do presidente da CCJ", disse ao blog o líder do PP, Arthur Lira (AL).
Ou seja, se Francischini insistir em se opor à maioria, a discussão e a votação da inversão de pauta tendem a demorar. Com isso será atrasada mais ainda a votação da reforma da Previdência.
Arthur Lira, no entanto, não aceita falar em Centrão:
"Esse bloco não existe. Existiu um grupo de partidos que ajudou a eleger Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidente da Câmara. Mas Centrão não existe. É coisa do passado. E nem Rodrigo, nem ninguém manda nesse grupo."
Ontem à noite Francischini havia telefonado para os líderes informando que aceitara a inversão de pauta e a indicação de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) como relator do Orçamento.
Hoje, após a divulgação do acordo pelo blog, a bolsa caiu e o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, telefonou para Francischini. Cobrou que o presidente da CCJ recuasse, o que acabou ocorrendo.
Os agentes do mercado temem que, com a inversão da pauta, a votação da reforma da Previdência na CCJ fique para depois da Páscoa. Também ficaram preocupados com a interferência do Planalto obrigando a Petrobras a cancelar o aumento do preço do diesel.
Na tarde de ontem, o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), e o líder do PSL, Delegado Waldir (GO), haviam aceitado a inversão.
"Não tem problema votar o Orçamento Impositivo desde que não haja prejuízo para votação da reforma da Previdência na CCJ", chegou a declarar Delegado Waldir.
Ao site "Poder360", Francischini acenou com um recuo do recuo: "O plenário da comissão é soberano. se alguém apresentar o pedido para inversão da pauta, eu vou pautar e o plenário decide."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.