Topo

Tales Faria

É batalha perdida tentar afastar Bolsonaro dos filhos e Olavo de Carvalho

Tales Faria

22/04/2019 10h39

O presidente Jair Bolsonaro não é um homem letrado. Conseguiu ao longo de seus 28 anos de atividade política amealhar recursos financeiros para prover os filhos de uma educação, digamos, mais refinada. Mas com a moldura ideológica do pai.

Os filhos encontraram no escritor Olavo de Carvalho a base teórica para dar forma às ideias conservadoras de Jair Bolsonaro. Inclusive modificando algumas de suas premissas estatistas.

São, portanto, mais do que os filhos do presidente da República. São os seus gurus. E têm Olavo de Carvalho como o grande oráculo.

É uma ligação tão forte que certa vez ouvi do próprio Eduardo Bolsonaro (o mais novo e mais letrado dos filhos) que ele ainda colocará um retrato do papa do bolsonarismo na parede de sua casa.

Então não adianta obrigar Jair Bolsonaro e seu filho Carlos –ou o próprio Olavo– a apagarem o vídeo que o escritor ultraconservador postou neste final de semana e foi retuitado pelo pai.

As ideias de Olavo contra os militares e os políticos estão penduradas na parede da memória da família assim como o retrato que Eduardo Bolsonaro pretende colocar em sua casa.

Nem acredite numa fase Carlinhos Paz e Amor do filho pitbull do presidente:

Como o homem é presidente da República e ele e seus filhos marcarão de alguma forma os caminhos do país, vale assistir ao vídeo e saber o que pensam:

Vídeo do Olavo retirado do ar com críticas aos militares e ao PSL

UOL Notícias

Nesse vídeo ele não citou o vice-presidente, general Hamilton Mourão, nem o ministro-chefe da Secretaria de Governo, general, Carlos Alberto Santos Cruz, a quem tanto xingou em postagens anteriores. Ouça-o como se ele os tivesse citado novamente agora.

E não se creia, também, em um levante imediato de militares e do PSL contra a família por conta desses ataques.

Tanto o partido do presidente como os militares de várias patentes estão, hoje, compromissados com as vantagens que lhes confere o fato de orbitar em torno de Bolsonaro. Ficarão nisso enquanto puderem.

E se, mais para a frente, não puderem mais?

Bem, aí é outra história…

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.