Topo

Tales Faria

Mourão negocia base própria contra Bolsonaro, desconfia o filho Carlos

Tales Faria

24/04/2019 12h20

Uma nova teoria conspiratória contra o vice-presidente, general Hamilton Mourão, passou a integrar as elucubrações de Carlos Bolsonaro, o filho pitbull do presidente Jair Bolsonaro:

Mourão estaria negociando cargos em seu futuro governo com deputados para montar uma base própria no Congresso contra Jair Bolsonaro.

Seria, segundo esta teoria, a mesma articuluação do vice-presidente Michel Temer (MDB) para obter o apoio do Congresso ao impeachment da então mandatária do Planalto, Dilma Russeff.

Por esta teoria, o grande articulador do movimento agora é o ex-deputado Levy Fidelix, presidente nacional do PRTB, o partido do general.

Carlos Bolsonaro postou nas suas redes sociais mais um petardo contra o desafeto do Palácio Jaburu. Ele retuitou um vídeo do Vista Pátria com o seguinte comentário: "Curiosa opinião dos organizadores do canal do youtube 'Vista Pátria' sobre ocorrido hoje. Assista sua colocação:"

No vídeo, o apresentador do canal, Allan Frutuozo, afirma que o "PRTB, partido de Levy Fidelix e Mourão, monta uma base de apoio na câmara dos deputados, criando um racha na base governista".

Ele diz que Mourão já tem o apoio dos militares e da Maçonaria e pergunta "o que Levy Fidelix está negociando". Lembra que "o último vice-presidente que procurou negociar apoio no Congresso foi o Michel Temer. Ele fez isso às vésperas do impeachment de Dilma (…) em troca de cargos e foi o que aconteceu depois".

Segundo o canal retutitado por Carlos Bolsonaro, é contra essa articulação que o filho do presidente da República tem agido.

Assista:

A teoria parece ter aparecido em função de alguns discursos de ontem no plenário da Câmara em defesa de Mourão e contra as críticas de Carlos Bolsonaro. Levy Fidelix postou em seu endereço oficial no Twitter algumas dessas manifestações:

Na defesa de Mourão, o presidente do PRTB tem feito, de fato, várias postagens. Você pode achá-las aqui: https://twitter.com/levyfidelix

Mas, se há alguma base de apoio se estruturando no Congresso é menos pela força de Levy Fidelix do que pela reação ao próprio Carlos Bolsonaro.

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.