Topo
Tales Faria

Tales Faria

No ataque contra o Centrão, líder do governo diz que vota MPs nesta semana

Tales Faria

2014-05-20T19:09:13

14/05/2019 09h13

O líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), postou nas redes sociais e via WhatsApp uma verdadeira declaração de guerra aos partidos do chamado Centrão do Congresso (PP, DEM, MDB, PP, PR, SD e PRB) que aprovaram a mudança do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) do Ministério da Justiça para o da Economia.

Em seu post, Vitor Hugo diz que conversou com "vários líderes" e que vai votar esta semana duas das cinco medidas provisórias que estão na fila da pauta da Câmara, abrindo caminho para votar e derrubar a MP 870, da mudança no Coaf.

A mudança foi aprovada na comissão mista, mas o PSL barrou a acordo do Centrão com a oposição, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para votá-la em plenário na semana passada.

Vitor Hugo diz que o presidente interino da Câmara, Marcos Pereira (PRB-SP), convocou uma reunião de líderes para hoje às 15h. E que ele e os líderes dessa "futura base" cobrarão a votação das MPs 863 e 866 nesta semana, possibilitando derrubar as alterações feitas na 870.

Nos comentários ao post, um dos apoiadores do líder, que se autodenomina "Nelson Reaça", publica um vídeo com a seguinte afirmação contra a Centrão: "Comecem a denunciar os bandidos da política, os chantagistas, os sabotadores! Denunciem, COM NOMES, os integrantes do QUADRILHÃO, que insistem em chamar de "Centrão". Daí a pressão funciona!"

No vídeo são apresentadas reportagens de jornais com acusações de receberem propina e doações por caixa 2, entre outros, o próprio Marcos Pereira e os presidente do PR, do PP do DEM e do SD.

Assista aos vídeos:

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.