Topo

Tales Faria

Para Carlos Bolsonaro, Rodrigo Maia e Centrão querem impeachment de seu pai

Tales Faria

15/05/2019 11h50

O vereador Carlos Bolsonaro postou hoje nas redes sociais um vídeo do youtuber Daniel Lopez intitulado "Já está tudo engatilhado em Brasília para derrubar Bolsonaro".

A história contada ao longo de 12m57s é que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o Centrão estão barrando a votação da medida provisória 870 para conseguir o impeachment de Jair Bolsonaro.

Você nem precisa ouvir todo o longo vídeo. Daniel Perez primeiro conta o que já se sabe: a MP 870 é a da reforma administrativa que diminuiu o número de ministérios –de 29 para 22– e foi  aprovada na comissão especial com modificações como a recriação de duas pastas e a volta do Coaf para o Ministério da Economia, etc.

Lá pelos 8m57s ele argumenta que, se Bolsonaro voltar a ter mais ministérios:

  • o governo terá mais gastos;
  • não terá como cumprir a regra de ouro do Orçamento estabelecida na Constituição;
  • gastará mais dinheiro do que está autorizado a gastar;
  • poderá ser enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal;
  • o que justificaria um pedido de impeachment.

"E sabe quem aceita o pedido de impeachment? São os presidentes da Câmara? Será que o Rodrigo Maia vai rejeitar os pedidos de impeachment? Vocês estão entendendo que o que está sendo engatilhado é o impeachment do Bolsonaro?"

É essa a teoria conspiratória que os bolsonaristas mais radicais agora fazem circular nas redes, impulsionados pelos filhos do presidente.

Dá para entender por que o presidente da Câmara fica tão irritado?

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.