Topo
Tales Faria

Tales Faria

‘Tempos estranhos’, diz Marco Aurélio Mello sobre a manifestação de domingo

Tales Faria

2024-05-20T19:13:35

24/05/2019 13h35

Os ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) está apreensivo em relação às manifestações convocadas para o próximo domingo (26).

Os organizadores são bolsonaristas. aliados do presidente Jair Bolsonaro. Falam que o protesto será em favor das reformas e da Lava Jato e contra o Congresso, os ministros do Supremo e a imprensa em geral.

Bolsonaro e seus filhos incentivaram o movimento. O presidente chegou a sugerir que compareceria. Ontem, no entanto, voltou atrás.

Em café da manhã com jornalistas, Jair Bolsonaro disse que respeita o Congresso e o Supremo, e que a manifestação tem "pauta de Maduro". Uma alusão ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que tem promovido manifestações de rua a favor do governo e contra a oposição.

O blog perguntou a Marco Aurélio Mello qual sua opinião sobre os motivos deste tipo de convocação. O ministro respondeu com perguntas:

"O móvel é uma incógnita. É apoio ao Poder Central? Protesto contra o Congresso, o Supremo e a imprensa?"

Depois, Marco Aurélio Mello deixou clara sua apreensão: "São tempos estranhos, muito estranhos!"

O blog insistiu: Qual será o resultado disso para o país? E, lacônico, o ministro da mais alta Corte do país mostrou-se pessimista:

"O horizonte é sombrio. Quem viver verá."

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.