Topo

Tales Faria

Relator da Previdência discute entendimento com partidos de oposição

Tales Faria

04/06/2019 12h22

Nem só de governismo vive um relator de reforma da Previdência.

Encarregado de produzir o parecer sobre o texto do governo, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) marcou encontro amanhã, às 10h30, com representantes das bancadas de oposição na Câmara.

Os interesses são, a princípio, bastante antagônicos: Moreira quer obter o improvável apoio da oposição à reforma; e os oposicionistas querem frear a pressa do relator na produção do texto.

A reunião foi articulada com a líder da Minoria na Câmara, Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Ela explica ao blog sua participação:

"É interesse da oposição debater o conteúdo do relatório e não permitir um texto que ataque os mais pobres. Além disso, há um calendário negociado, que não pode ser atropelado. É dever do relator ouvir todas as forças que compõem esse debate, e Samuel tem se mostrado correto em ouvir todos os lados, inclusive a gente."

De fato, Samuel Moreira não está tão distante assim da oposição.

Juntou-se aos deputados oposicionistas na mobilização para que a Câmara não votasse, na semana passada, a medida provisória do marco legal do saneamento básico. E a MP estourou o prazo de validade.

É provável que o relator e os oposicionistas não repitam, na reforma da Previdência, o mesmo nível de entendimento. Mas qualquer avanço nesse caso pode se ornar produtivo para o governo e para a oposição.

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.