Topo

Tales Faria

Maia e Centrão combinam aprovar Previdência na comissão em pleno São João

Tales Faria

16/06/2019 14h14

O Plano é ambicioso. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acertou com os partidos do Centrão tentar votar o projeto de reforma da Previdência na comissão especial em plena semana de São João.

O Centrão do Congresso reúne cerca de 200 deputados de partidos como PP, PL, PSD, DEM, MDB, PRB, SD e PTB. Além desse grupo, Maia conta com o PSDB, o Cidadania e o Novo para apressar a votação.

O PSL, do presidente Jair Bolsonaro, também tem interesse na aprovação, mas vai tentar incluir no texto itens da proposta original do governo retirados pelo relator, Samuel Moreira (PSDB-SP).

Em 24 de junho, uma segunda-feira, é comemorado o Dia de São João. Os festejos no Nordeste vão pelos meses de junho e julho, com especial concentração na semana do dia 24, quando os deputados e senadores costumam ficar em suas bases eleitorais e não viajar para Brasília.

O próprio Rodrigo Maia desmarcou votações importantes no plenário durante a semana de São João para liberar a bancada nordestina.

Procurado pelo blog, o presidente da comissão, Marcelo Ramos, afirmou: "Não dá para submeter o Brasil às festas de São João, com todo o valor que elas têm para o país".

Matematicamente, os festejos de São João têm grande peso no plenário geral da Câmara, mas não devem influir muito sobre a comissão da reforma da Previdência.

Dos seus 49 integrantes, apenas dois dos nordestinos têm suplentes da mesma região do país. Os outros podem ser substituídos por suplentes das demais regiões, onde os festejos são menores.

Os dois deputados: João Marcelo Souza (MDB-MA), cujo suplente é Marx Beltrão (PSD-AL); e Carlos Veras (PT-PE), cujo suplente é Danilo Cabral (PSB-PE). Veras e Cabral são contra o projeto. Nem Rodrigo Maia nem o Centrão contam com eles.

A dificuldade será superar as táticas de obstrução que as legendas oposicionistas prometem usar para adiar a votação.

A votação dos chamados destaques, que ocorre depois da aprovação do projeto, também deve dificultar o final dos trabalhos na comissão especial.

O líder do PSL, Delegado Waldir (GO), disse ao blog que pretende colocar alguns destaques em votação:

  • a volta ao texto do regime de capitalização, menina dos olhos do ministro da Economia, Paulo Guedes;
  • "derrubar privilégios a algumas carreiras mantidos no relatório";
  • a extensão às demais carreiras de segurança pública dos benefícios concedidos aos militares.

PSL e o Novo não estão fechados com o Centrão, nem entre si, o que dificultará a votação.

Isso sem contar os destaques que deverão ser colocados pelos partidos de oposição.

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.