Topo
Tales Faria

Tales Faria

Estados e municípios não entram na reforma da Previdência agora

Tales Faria

02/07/2019 19h17

Os governadores saíram da reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta terça-feira (02), dizendo que ainda têm esperança na inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência durante a fase de votação na comissão especial.

Ou seja, até a semana que vem.

É o que o governador do Espírito Santos, Renato Casagrande (PSB), tenta sustentar na entrevista em vídeo ao blog (acima).

Mas a verdade é que nem ele nem seus colegas apostam nisso.

Os governadores já estão concentrando seus esforços para tentar incluir os estados na reforma depois, durante a fase de votação do texto em plenário.

Na entrevista ao blog, diplomaticamente, Casagrande admite que "no plenário é menos difícil".

Diz bem, porque nem lá será fácil.

Em compensação Casagrande festeja, na entrevista, já terem conseguido o apoio de Rodrigo Maia e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para a aprovação dos projetos da chamada "pauta federativa".

Segundo ele, mesmo que aprovada, a reforma não resolve agora o problema das dívidas dos estados.

Maia e Alcolumbre prometem apressar a votação do primeiro item dessa pauta: o projeto de securitização (venda) da dívida dos estados.

E o ministro da Economia, Paulo Guedes, acenou que, logo após a votação da reforma, o governo resolverá como fica:

  • a partilha com os estados da cessão onerosa do petróleo vendido à Petrobras;
  • os bônus de assinatura dos leilões de petróleo;
  • o ressarcimento aos estados dos prejuízos causados pela Lei Kandir;
  • o Plano Mansueto de solução para os estados mais endividados.

É esperar para ver.

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.