Topo

Tales Faria

Peritos da Lava Jato acusam a líder do governo de prejudicar operação

Tales Faria

04/07/2019 13h28

O perito criminal Ricardo Hurtado, integrante da equipe que investiga esquemas na Lava Jato desde 2014, tuitou hoje pela manhã sobre a líder do governo: "Joice Hasselmann se fez pela Lava Jato, se fez nas costas da polícia e agora esfaqueia os policiais." Hurtado participou da apuração de esquemas de superfaturamento na refinaria de Abreu e Lima. 

Ele não etá sozinho. Procurado pelo UOL, o presidente da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, disse que a ação da deputada prejudica várias operações anticorrupção.

"A deputada se elegeu com base em plataformas relacionadas diretamente à Lava Jato e hoje atua justamente contra a operação. Ela está destruindo as polícias, não respeitando as particularidades da profissão", disse.

Segundo Marcos Camargo, "houve reuniões da categoria em que Joice Hasselmann estava presente, inclusive com o presidente Bolsonaro. Ele disse para resolver a questão dos policiais. Mas a deputada está agindo contra. Ou o presidente está mentindo para os policiais, ou não está sendo respeitado pelos seus comandados".

A líder Joice Hasselman, no entanto, respondeu no Twitter que o governo atuou em favor dos policiais: "O governo trabalhou semanas pelas polícias, ofereceu várias propostas. Ontem [quarta-feira, 3] ofereceu idade de 52 anos para mulheres, 53 para homens e o pedágio de 100% e seus representantes não quiseram! Então o povo pode contribuir com a Previdência e vocês só querem benefícios?!"

Clique aqui e assista a uma peça da campanha eleitoral de Joice Hasselmann no Facebook.

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.