Governo calcula reforma da Previdência promulgada até 15 de setembro
O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, conversou com o blog nesta quarta-feira (10), logo após a aprovação, em primeiro turno, do texto-base da reforma da Previdência pela Câmara.
Ainda no plenário, Onyx disse que o governo espera que a reforma comece a tramitar no Senado já na semana que vem e esteja em condições de ser definitivamente promulgada "entre 5 e 15 de setembro".
Onyx disse que foi surpreendido pelo resultado de 379 votos a favor da reforma. Pelos cálculos do governo minutos antes da votação, a expecativa era de no máximo 360 votos. Ele admite que muitos deputados dos partidos de oposição acabaram votando com o governo.
A expectativa do governo é de que o Senado promova modificações, acrescentando estados e municípios à referoma, mas em uma proposta de emenda constitucional (PEC) paralela, o que permitirá a promulgação imediata da parte do texto que não for alterada.
O ministro, que agora vai coordenar as Parcerias Publicas de Investimentos (PPIs) enumerou as prioridades do governo após a aprovação definitiva da reforma:
- adoção do maior programa de privatizações e concessões de órgãos e atividades públicas do mundo;
- consolidação do centro de governo para acompanhar programas e projetos governamentais no padrão da OCDE (Organização pra Cooperação e Desenvolvimento Econômico);
- aprovação da reforma tributária ainda no segundo semestre;
- aprovação de um novo pacto federativo capaz de estabilizar contas de estados, municípios e União.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.