Weintraub, Miriam, Dilma e todos somos vítimas dos ventos da intransigência
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, jantava ontem com a mulher e os filhos numa praça em Santarém, no Pará, quando foi alvo de protestos. Resolveu bater boca com os manifestantes e a situação só piorou.
Em tempos de intransigência não há espaço para o diálogo.
Mas, diga-se de passagem, não é só de um dos lados que vêm as agressões em público, nas redes sociais, em todos os lugares. Vêm da esquerda, da direita e do centro, de baixo e de cima.
As agressões vêm da ignorância, do incentivo e do mau exemplo dado pelas próprias autoridades e políticos que acabam alvo da mesma intransigência.
O blog deu uma pesquisada na TV UOL. Viu lá "Ex-ministro Guido Mantega é hostilizado em São Paulo". Foi no hospital Albert Einstein, em maio de 2015.
O mesmo hospital onde sua mulher, a psicanalista Eliane Berger, foi internada com câncer. Ela veio a morrer. O marido chegou a ser preso no hospital, em 2016, quando Eliane entrava na sala de operações. Foi por ordem do então juiz Sérgio Moro, que depois mandou soltá-lo.
Tem lá na TV UOL também "Gilmar Mendes hostilizado" por brasileiras em Portugal, em janeiro de 2018.
A mesma irracionalidade que expulsou a jornalista Miriam Leitão e o sociólogo Sérgio Abranches da Feira do Livro de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Os organizadores desmarcaram as palestras por temer reações após um abaixo-assinado cobrando que os dois não se apresentassem.
Vale ainda uma passada pelo Youtube. Sobre a ex-presidente Dilma Rousseff, tem lá "Olha como Dilma foi recebida em aeroporto" de Madri. Um vídeo de março.
Se pesquisarmos a palavra-chave "hostilizado" no Youtube, teremos muitos outros casos. Como aquele em que o ministro "Sérgio Moro é hostilizado em supermercado em Brasília", no início deste ano.
Assim como, em 2016, o senador petista "Lindbergh Farias é hostilizado em saída de restaurante no Rio".
Enfim, tem agressão para todos os lados e todos os (des)gostos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.