Topo
Tales Faria

Tales Faria

Brasil colhe recorde histórico na safra de grãos: 241 milhões de toneladas

Tales Faria

08/08/2019 11h00

O Ministério da Agricultura anunciará nas próximas horas o resultado do 10º levantamento da safra de 2019. O resultado é um recorde da série histórica, iniciada em 1975: pouco mais de 241 milhões de toneladas.

Ainda falta mais um levantamento, chamado de 11ª aproximação anual, o que aponta um aumento de cerca de 6% em relação ao ano passado.

O recode está sendo puxado pelo crescimento nas safras de milho e de algodão.

Neste ano a segunda safra do milho foi plantada mais cedo e sofreu influências positivas do período de chuvas.

O Brasil é um dos poucos países –se não o único– que consegue plantar duas safras de milho sobre os mesmos 18 milhões de hectares de solo. Ou seja, acaba conseguindo uma produção de cerca de 100 milhões de toneladas em área equivalente a 36 milhões de hectares, .

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.