Topo

Tales Faria

Relator da prisão de Lula deve ter alta hospitalar até sexta

Tales Faria

12/08/2019 15h52

O relator da operação Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, deve ter alta no Hospital Brasília até o final desta semana.

Felix Fischer tem sido considerado implacável nas decisões dos processos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso em Curitiba.

O ministro está internado desde o dia 26 de julho após sofrer uma embolia pulmonar. Sua licença médica vai até o próximo dia 25.

Se o STJ precisar prorrogar a licença, Fischer terá que ser substituído na relatoria.

O STJ tem pedidos de embargos pendentes do ex-presidente Lula. Podem resultar na anulação da pena, absolvição ou que ele cumpra em casa o restante da pena do caso do triplex do Guarujá.

Por enquanto, a situação está indefinida.

Fischer chegou ao Hospital Brasília – próximo de sua residência no Lago Sul – em situação muito grave.

O atendimento rápido dos médicos foi que salvou a vida do ministro do STJ. Ele já saiu da UTI e está em recuperação em um quarto do hospital.

Liberado pelos médicos, Fischer tem recebido a visita de colegas ministros do STF e do STJ, além de juízes de instâncias inferiores e amigos mais próximos.

Mas não se sabe ainda se terá condições de decidir sobre a prisão domiciliar de Lula.

 

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.