Topo
Tales Faria

Tales Faria

Governadores do Nordeste se reúnem na próxima semana

Tales Faria

16/08/2019 13h50

Em meio aos desentendimentos com o presidente Jair Bolsonaro, os governadores do Nordeste acertaram para o próxima quarta-feira (21), em Teresina (PI), a reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.

O encontro do Consórcio Nordeste marca a disposição dos governadores de buscar caminhos para resistir à possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro dificultar o envio de verbas federais para a região.

No dia seguinte ao encontro, será realizado em Teresina um evento da Associação Brasileira de Infraestrutura de Base (Abdib) chamado Oportunidades de Investimentos no NE.

"É a primeira vez que a entidade realiza evento no NE.  Cerca de 300 empresas, fundos de investimento e bancos, brasileiros e estrangeiros discutirão formas de aplicação em ferrovias, aeroportos, rodovias, portos, hidrovia, enfim, em infraestrutura na região" disse ao blog o governador do Piauí, Wellington Dias.

O governador afirma que o foco principal em seu estado são energias renováveis, redes de fibra óptica e saneamento.

A agenda de viagens do Consórcio começa  pela França, em novembro. Enquanto Bolsonaro se desentende com o países europeus, os governadores do Nordeste tentam estabelecer uma linha direta.

"Vamos acertar agenda do Nordeste do Brasil nos países europeus. Começamos pela França, em novembro", disse Welington Dias.

Aproveitando-se do fato de Bolsonaro estar focado nos EUA, os governadores buscarão aproximação com outros países:

"A Câmara Brasil-Países Árabes, que congrega 22 países da região estará presente e vai apresentar uma proposta de agenda. Vamos analisar proposta de Escritório na China e uma agenda do Consórcio naquele país. Já temos proposta do Canadá", disse.

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.