Topo
Tales Faria

Tales Faria

Oposição vai à Justiça se Bolsonaro nomear o filho Eduardo como ministro

Tales Faria

20/08/2019 15h15

O líder da Oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), comemorou a declaração do presidente da República de que pode desistir da indicação do filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para embaixador nos EUA.

"Parece que ele aprendeu a fazer contas e viu que não tem votos para aprovar a indicação do filho aqui no Senado", disse o senador.

Randolfe lembra que havia declarado ao blog que a oposição já tinha os 41 votos necessários para barrar a indicação. Mas ele acredita que o presidente cumprirá a ameaça que havia feito antes: trocar a indicação do filho pela do atual ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Jair Bolsonaro declarou que tem poder para fazer de Ernesto o embaixador nos EUA e nomear Eduardo em seu lugar para o comando do Ministério, sem precisar submeter o filho a uma autorização do Senado.

"Nós contestaremos na Justiça. Não é ponto pacífico no meio jurídico que ele possa nomear um filho como ministro. O Supremo Tribunal Federal é que vai dizer se é ou não nepotismo. Nós achamos que sim", disse o senador.

Mas, de qualquer maneira, a oposição insistirá em submeter Eduardo Bolsonaro a uma sabatina:

"Se ele tomar posse como ministro, vamos apresentar um requerimento de convocação ao Senado. Ele terá que se submeter a uma sabatina de uma forma ou de outra."

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.