Defesa cobrará a extensão a Lula da anulação da condenação de Bendini
Cristiano Zanin, advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse ao blog que irá cobrar do Supremo Tribunal Federal (STF) a extensão aos processos contra o petista da decisão da 2ª Turma da Corte que anulou a condenação do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendini.
"Até porque é uma nulidade que já foi destacada pela defesa em situação idêntica de cerceamento de defesa gerada pelo mesmo juiz", disse Zanin, referindo-se à condenação decidida pelo atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, quando juiz da 13ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba.
A 2ª Turma do STF anulou a sentença de Moro de 2018, quando ele condenou o Bendini, na Operação Lava Jato, a 11 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Agora o processo voltará à 1ª instância da Justiça para nova sentença.
Os ministros concluíram que o acusado precisava ser ouvido após os delatores.
Segundo Zanin, "tal como no caso Bendini, o ex-presidente Lula não teve a oportunidade da última palavra nos processos de Curitiba após ter sido indevidamente acusado por delatores. Essa situação é incompatível com a garantia constitucional da ampla defesa".
O advogado diz que cobrará decisão rápida do STF: "Já estamos questionando esta e diversas outras nulidades. Vamos atuar para reforçar a necessidade de que os habeas corpus que tramitam na Suprema Corte sejam julgados, pois o ex-presidente está preso há 507 dias com base numa condenação imposta em um processo injusto."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.