Topo
Tales Faria

Tales Faria

Defesa cobrará a extensão a Lula da anulação da condenação de Bendini

Tales Faria

27/08/2019 21h55

Cristiano Zanin, advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse ao blog que irá cobrar do Supremo Tribunal Federal (STF) a extensão aos processos contra o petista da decisão da 2ª Turma da Corte que anulou a condenação do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendini.

"Até porque é uma nulidade que já foi destacada pela defesa em situação idêntica de cerceamento de defesa gerada pelo mesmo juiz", disse Zanin, referindo-se à condenação decidida pelo atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, quando juiz da 13ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba.

A 2ª Turma do STF anulou a sentença de Moro de 2018, quando ele condenou o Bendini, na Operação Lava Jato, a 11 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Agora o processo voltará à 1ª instância da Justiça para nova sentença.

Os ministros concluíram que o acusado precisava ser ouvido após os delatores.

Segundo Zanin, "tal como no caso Bendini, o ex-presidente Lula não teve a oportunidade da última palavra nos processos de Curitiba após ter sido indevidamente acusado por delatores. Essa situação é incompatível com a garantia constitucional da ampla defesa".

O advogado diz que cobrará decisão rápida do STF: "Já estamos questionando esta e diversas outras nulidades. Vamos atuar para reforçar a necessidade de que os habeas corpus que tramitam na Suprema Corte sejam julgados, pois o ex-presidente está preso há 507 dias com base numa condenação imposta em um processo injusto."

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.