Topo

Tales Faria

Senado derruba indicações da Lava Jato para Conselho Nacional do MP

Tales Faria

18/09/2019 19h38

O plenário do Senado rejeitou duas indicações da força-tarefa da Lava Jato para membros do Conselho Nacional do Ministério Público.

Os procuradores Lauro Machado Gomes e Demerval Faria preencheriam a cota do Ministério Público dos Estados e do Ministério Público do Distrito Federal e do Trabalho.

Mas, para os senadores, foi decisiva a informação que circulou no plenário de que ambos os procuradores eram aliados de Deltan Dallagnol, o coordenador da Lava Jato.

"Eles foram rejeitados porque afirmaram que não puniriam o coordenador da força-tarefa da Lava Jato", disse ao blog o senador Alessando Vieira (Cidadania-SE), autor do requerimento de criação da CPI da Lava Toga.

Vieira se referia às acusações contra Deltan levantadas pelas reportagens do site The Intercept e outros veículos de mídia a partir de mensagens de Whatsapp vazadas com conversas entre membros da força-tarefa da Lava Jato.

"Está havendo um movimento de parlamentares de retaliação contra as investigações da Lava Jato. Isso é que derrubou as indicações", disse Alessandro Vieira.

Lauro Machado só conseguiu 25 dos 41 votos necessários para aprovação. Teve 36 votos contrários. Demerval Faria obteve apenas 15 e 33 contra.

A votação mostra que o movimento "Muda Senado", que apoia a Lava Jato e a CPI da Lava Toga, está isolado no Senado, diante da aliança entre os partidos do Centrão, o PT e até parte da bancada bolsonarista.

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.