Topo

Lento, projeto de sigilo de dados aprovado na Câmara não chegou ao Senado

Tales Faria

26/02/2019 12h40

Até as 12h desta terça-feira não chegou ao Senado o projeto de decreto legislativo nº 3 de 2019, aprovado na semana passada na Câmara. Se aprovado pelo senadores, ele derruba o decreto presidencial que ampliou o número de funcionários habilitados a impor sigilo aos dados do governo federal.

Está prevista para hoje à tarde a reunião de líders que definirá a pauta de votações da semana no plenário. Se o projeto não chegar a tempo, dificilmente será votado nesta semana.

Na teoria, os líderes de praticamente todos os partidos são contrários ao decreto do governo e, portanto favoráveis ao texto aprovado na Câmara.

Na prática, no entanto, ele serve como instrumento de negociação com o Planalto.

Na Câmara, foi aprovado a toque de caixa, para mostrar a insatisfação dos líderes com coordenação política do governo.

Agora os senadores não estão com tanta pressa assim. Podem deixar para votar num momento mais propício para servir como elemento de pressão sobre o Planalto.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lento, projeto de sigilo de dados aprovado na Câmara não chegou ao Senado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.


Tales Faria