Topo

Provocações de Olavo Carvalho jogam militares contra bolsonaristas radicais

Tales Faria

01/04/2019 18h44

A ordem unida na cúpula militar é tentar não aceitar as provocações do Olavo Carvalho no twitter.

O guru do presidente Jair Bolsonaro e de seus filhos tem tuitado quase que diariamente contra os militares, especialmente contra o ministro-chefe da Secretaria de governo, general Santos Cruz.

O que mais irrita a turma de alta patente na caserna são os palavrões usados por Olavo de Carvalho e a suspeita de que ele tem o apoio dos filhos do presidente da República.

Esse é, hoje, o principal efeito dos tuítes de Olavo contra os generais: eles estão cada vez mais distantes dos bolsonaristas radicais. Também gostariam de estar mais distantes do próprio Olavo e de seu grupo.

A avaliação dos chefes militares é que uma briga pública com o guru bolsonarista só o beneficia. Por isso ele está de provocação: "ganha mídia e uma importância que não tem", disse ao blog um oficial general.

Reservadamente, o general Santa Cruz disse a amigos que até se arrepende de ter feito declarações contra Olavo, dando-lhe motivo para tentar bater boca publicamente.

Hoje entre seus tuítes, disse que Santos Cruz não teria coragem de discutir com ele "cara a cara", mas que o general vai "tramar por tras alguma vingancinha".

Na verdade, Olavo já sabe que os generais de fato têm reclamado de Olavo com o presidente Bolsonaro. E que, na prática, isso pode resultar num enfraquecimento de seu grupo no governo.

Mas, no fundo, ninguém sabe como o imprevisível Jair Bolsonaro agirá.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Provocações de Olavo Carvalho jogam militares contra bolsonaristas radicais - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.


Tales Faria