Topo

Pesquisa aponta: 62% não querem Eduardo Bolsonaro como embaixador

Tales Faria

09/08/2019 15h00

O presidente Jair Bolsonaro costuma dizer que recebeu um cheque dos eleitores para nomear quem ele quiser para cargos de confiança. Não é bem assim.

Pesquisa nacional realizada com pessoas em idade eleitoral (acima de 16 anos) mostra que 62% são contrárias à indicação como embaixador no EUA do filho mais novo do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

O levantamento foi feito pela XP Investimentos em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Foram ouvidas 1.000 pessoas por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Dos entrevistados, apenas 29% são favoráveis à indicação e 6%, indiferentes, sendo que 4% não responderam.

É um número muito próximo aos 33 % que ainda consideram o governo ótimo e/ou bom. A avaliação positiva do governo Jair Bolsonaro na pesquisa realizada em janeiro, quando tomou posse, era de 40%.

Ou seja, os eleitores que Bolsonaro conquistou durante a campanha –provavelmente porque não queriam o PT– agora juntaram-se à oposição contra a indicação do filho do presidente.

 

A pesquisa também aponta que cresceu em 10 pontos percentuais –de 33% para 43%– o número de pessoas que não enxergam no presidente um representante da chamada Nova Política. O último levantamento XP-Ipespe havia sido feito em abril.

As concessões de verbas e cargos aos deputados para a aprovação da reforma da Previdência parecem ter contribuído para esta percepção. 5% das pessoas responderam que Bolsonaro teve que "juntar um pouco" das supostas velha política e nova política para aprovar o projeto na Câmara.

USO do FGTS

O levantamento também ouviu as pessoas sobre outros assuntos, como por exemplo a utilização dos R$ 500 reais do FGTS liberados pelo governo federal.

Dos entrevistados, 36% disseram que não pretendem aderir à nova regra de retiradas anuais do depósito em seu Fundo e 55% devem permanecer na regra atual.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pesquisa aponta: 62% não querem Eduardo Bolsonaro como embaixador - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Sobre o blog

Os bastidores da política pela ótica de quem interessa: o cidadão que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos. Investigações e análises com fatos concretos, independência e sem preconceitos.


Tales Faria